

YOU MUST REMEMBER THIS foi lançado diretamente em vídeo, obviamente pela Warner, um documentário que celebra de forma detalhada os 85 anos de vida (1923-2008) do estúdio dos irmãos Warner. Realizado pelo veterano da tradicional revista Time, RICHARD SCHICKEL e narrado por uma das estrelas do estúdio, CLINT EASTWOOD. É um deleite cinéfilo poder conhecer a trajetória de um dos mais tradicionais estúdios de cinema da América, e também, o mais audacioso lugar para filmes que se tornaram polêmicos e cults.
Na verdade Schickel monta uma crônica sobre a Warner, sem precedentes, usa clipes de centenas de produções do estúdio que ilustram lindamente o documentário, como um registro vigoroso para os amantes da sétima arte. Visto que, muitos dos filmes listados, são obras que todo cinéfilo tem predileção e estrelas como BETTE DAVIS, SUPERMAN, BATMAN e HARRY POTTER, fizeram história! Algumas das clássicas fitas (a parte mais interessante do Doc.) datados da década vindoura e longínqua (1920-1930) que serviram de espelho para os valores morais da sociedade americana e atitudes que serviram de estopo para várias gerações. Clint narra de forma suave cada episódio do filme. São eles: “Uma potência em ascensão” (1923-1937), “Guerra e Paz” (1937-1949). “Idade da Ansiedade” (1950-1969), “Começar de Novo” (1970-1990) e “Uma Tradição Viva” (1988-2008).
Filmes como: O CANTOR DE JAZZ (1927 – o primeiro filme falado que marcou época e foi na Warner que tudo isso começou), JEZEBEL (1938 – com a diva do estúdio BETTE DAVIS e um sub-capítulo detalhado sobre a relação da estrela com a WB), VITÓRIA AMARGA (1939 – o ano de ouro do cinema norte-americano e tudo o mais), RELÍQUIA MACABRA (1941), o clássico famoso CASABLANCA (1942), VIDAS AMARGAS E JUVENTUDE TRANSVIADA (1955) e um pouco da trajetória do rebelde sem causa JAMES DEAN, ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE (1956), QUEM TEM MEDO DE VIRGINIA WOOLF? (1966), mais clássicos e a revolução dos anos 60: BONNIE E CLYDE: UMA RAJADA DE BALAS (1967), REBELDIA INDOMÁVEL (1967) o documentário WOODSTOCK – 3 DIAS DE PAZ, AMOR E MÚSICA (1970), O EXORCISTA (1973), UM DIA DE CÃO (1975), TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE (1976), SUPERMAN – O FILME (1978), BATMAN (1989), SAGA HARRY POTTER (2001-08), a criação dos desenhos LOONEY TUNES e a Warner dona da DC Comics, etc...
Claro, listei algumas das fitas, porém o filme aborda cada uma delas, produzidos pela Warner, além de entreatos de algumas figuras marcantes como o astro JAMES CAGNEY e diretores que passaram por lá como STEVEN SPIELBERG (A COR PÚRPURA [1985], IMPÉRIO DO SOL [1987] e A.I. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL [2001]) e, especialmente a relação da Warner com o irreverente STANLEY KUBRICK (1928-1999) desde LARANJA MECÂNICA (1971) até DE OLHOS BEM FECHADOS (1999). Certamente EASTWOOD não ficou de fora, e fala de si mesmo no documentário dizendo com verdade suas experiências fílmicas na WB. 
Os depoimentos são maravilhosos, em especial de artistas como MARTIN SCORSESE que analisa de forma brilhante o seu conhecimento do cinema, como crítico e cineasta, entre outros como; GEORGE CLOONEY, SPIELBERG, WARREN BEATTY, RUDY BEHLMER (crítico de cinema), JOHN CALLEY, LEONARD MALTIN (outro crítico), e sem contar nas exuberantes imagens de arquivos com entrevistas magistrais do mestre ALFRED HITCHCOCK e seus filmes no estúdio. KIM HUNTER, ELIA KASAN, JACK NICHOLSON, RONALD REAGAN, EDWARD G. ROBINSON, RAOUL WALSH e vários demais, também são destaques. Há também imagens de arquivos de um dos irmãos fundadores do estúdio: JACK WARNER (1892-1978), além do súdito Jack Warner JR. (1916-1995). Aliás, o filme abre com uma excelente biografia dos Irmãos Warner: HARRY WARNER (1881-1958), ALBERT WARNER (1884-1967), SAM WARNER (1888-1926) e por fim Jack, o que mais administrou. Conta, de como eles eram descendentes de poloneses judeus, e que trabalharam como vendedores até abrirem um cinema em 1904. Começaram a trabalhar em distribuição, com Sam e Jack também produzindo. E, que em 1923 fundaram a Warner Brothers Incorporated (e o símbolo do escudo da irmandade – WB) com Jack, encarregado da produção artística, Sam como chefe técnico (foi ele o precursor do cinema sonoro), Albert cuidando da distribuição e publicidade e Harry das finanças. Depois de absorverem a VITAGRAPH conseguiram experimentar com o som, culminando com o primeiro filme sonoro (DON JUAN-1926) e depois o primeiro falado (O CANTOR DE JAZZ -1927, com Al Johnson – ambos dirigidos por ALAN CROSLAND). Fala também que em 1929, a Warner absorveu a FIRST NATIONAL estabelecendo o estúdio em Burbank com Jack marcando bem as diretrizes: filmes de gangster, os primeiros da história do cinema com JAMES CAGNEY (o favorito de todos), GEORGE RAFT, EDWARD G. ROBINSON e o galã eterno HUMPHREY BOGART, dramas intimistas (com as estrelas JOAN CRAWFORD, BETTE DAVIS e BARBARA STANWYCK) e musicais luxuosos feitos pelo cineasta lendário BUSBY BERKELEY (alguns até monumentais fracassos).
De certa forma o filme ameniza a figura de Jack Warner, que era considerado um tirano, e que administrava o estúdio (que um dia foi também de seus irmãos) como se fosse uma fábrica dos tempos modernos de CHAPLIN. Sem ceder os privilégios dos astros. Continuou à frente do estúdio produzindo pessoalmente algumas fitas (como MY FAIR LADY e CAMELOT) e continuando em atividade mesmo depois da Warner fundir-se com a SEVEN ARTS nos anos 70. Tem até uma autobiografia, que se chama: “MEUS PRIMEIROS ANOS EM HOLLYWOOD”, o que certamente não foi meramente adaptado neste documentário. 
De qualquer forma, todo fã de cinema deve procurar o DVD ou BLUE-Disc desta pérola da Warner. Muitas curiosidades e uma verdadeira aula cinematográfica. Sem mais. “You Must Remember This”. Com certeza!
Na verdade Schickel monta uma crônica sobre a Warner, sem precedentes, usa clipes de centenas de produções do estúdio que ilustram lindamente o documentário, como um registro vigoroso para os amantes da sétima arte. Visto que, muitos dos filmes listados, são obras que todo cinéfilo tem predileção e estrelas como BETTE DAVIS, SUPERMAN, BATMAN e HARRY POTTER, fizeram história! Algumas das clássicas fitas (a parte mais interessante do Doc.) datados da década vindoura e longínqua (1920-1930) que serviram de espelho para os valores morais da sociedade americana e atitudes que serviram de estopo para várias gerações. Clint narra de forma suave cada episódio do filme. São eles: “Uma potência em ascensão” (1923-1937), “Guerra e Paz” (1937-1949). “Idade da Ansiedade” (1950-1969), “Começar de Novo” (1970-1990) e “Uma Tradição Viva” (1988-2008).


Os depoimentos são maravilhosos, em especial de artistas como MARTIN SCORSESE que analisa de forma brilhante o seu conhecimento do cinema, como crítico e cineasta, entre outros como; GEORGE CLOONEY, SPIELBERG, WARREN BEATTY, RUDY BEHLMER (crítico de cinema), JOHN CALLEY, LEONARD MALTIN (outro crítico), e sem contar nas exuberantes imagens de arquivos com entrevistas magistrais do mestre ALFRED HITCHCOCK e seus filmes no estúdio. KIM HUNTER, ELIA KASAN, JACK NICHOLSON, RONALD REAGAN, EDWARD G. ROBINSON, RAOUL WALSH e vários demais, também são destaques. Há também imagens de arquivos de um dos irmãos fundadores do estúdio: JACK WARNER (1892-1978), além do súdito Jack Warner JR. (1916-1995). Aliás, o filme abre com uma excelente biografia dos Irmãos Warner: HARRY WARNER (1881-1958), ALBERT WARNER (1884-1967), SAM WARNER (1888-1926) e por fim Jack, o que mais administrou. Conta, de como eles eram descendentes de poloneses judeus, e que trabalharam como vendedores até abrirem um cinema em 1904. Começaram a trabalhar em distribuição, com Sam e Jack também produzindo. E, que em 1923 fundaram a Warner Brothers Incorporated (e o símbolo do escudo da irmandade – WB) com Jack, encarregado da produção artística, Sam como chefe técnico (foi ele o precursor do cinema sonoro), Albert cuidando da distribuição e publicidade e Harry das finanças. Depois de absorverem a VITAGRAPH conseguiram experimentar com o som, culminando com o primeiro filme sonoro (DON JUAN-1926) e depois o primeiro falado (O CANTOR DE JAZZ -1927, com Al Johnson – ambos dirigidos por ALAN CROSLAND). Fala também que em 1929, a Warner absorveu a FIRST NATIONAL estabelecendo o estúdio em Burbank com Jack marcando bem as diretrizes: filmes de gangster, os primeiros da história do cinema com JAMES CAGNEY (o favorito de todos), GEORGE RAFT, EDWARD G. ROBINSON e o galã eterno HUMPHREY BOGART, dramas intimistas (com as estrelas JOAN CRAWFORD, BETTE DAVIS e BARBARA STANWYCK) e musicais luxuosos feitos pelo cineasta lendário BUSBY BERKELEY (alguns até monumentais fracassos).


De qualquer forma, todo fã de cinema deve procurar o DVD ou BLUE-Disc desta pérola da Warner. Muitas curiosidades e uma verdadeira aula cinematográfica. Sem mais. “You Must Remember This”. Com certeza!

EUA-2008
DOCUMENTÁRIO
FULLSCREEN
290 min. (EM DOIS DISCOS)
COR
LIVRE
WARNER
✩✩✩✩✩ EXCELENTE
_____
WARNER HOME VIDEO APRESENTA
UM FILME DE RICHARD SCHICKEL
“YOU MUST REMEMBER THIS”
Narrado por CLINT EASTWOOD Música Original CASEY COHEN
Edição FAITH GINSBERG Diretor de Fotografia KRIS DENTON
Produtor Executivo CLINT EASTWOOD Escrito por RICHARD SCHICKEL
Produção RICHARD SCHICKEL. DOUG FREEMAN
Produtor Associado FAITH GINSBERG
Consultoria de Produção CASS WARNER
DIREÇÃO DE RICHARD SCHICKEL
Produzido em Associação com WARNER SISTERS ©2008

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