Monday, April 9, 2012

JERRY ZUCKER | G H O S T

Depois de ser morto em um assalto planejado, um jovem executivo fica preso na terra como um fantasma para proteger o único amor de sua vida.Não é piegas gostar deste filme. GHOST do Outro Lado Da Vida é bem melhor que muita fita romântica por aí. Obviamente não há nada complicado na trama de um homem chamado SAM WHEAT (PATRICK SWAYZE – [1952-2009] que já está do outro lado da vida) que é morto em um assalto planejado e vira um fantasma (Ghost), que está preso na terra. Sam era casado com Molly Jensen (DEMI MOORE – nesta época antes da plástica no nariz e linda, linda, linda), eles eram um casal apaixonado, caliente e feliz e o amor deles era algo contagioso demais, sentimos ele. Eles são jovens e acabaram de mudar para Nova York, em seu novo apartamento. Numa noite após uma sessão teatral, estão voltando para casa, cruzam um beco escuro e são assaltados. O homem (RICK AVILES), um porto-riquenho chamado Willie Lopez, mata Sam sem piedade. Tudo acontece muito rápido e Sam, depois do tiro, sai correndo atrás do gatuno e percebe que está fora de seu corpo (os efeitos especiais do filme são inocentes e até divertidos). Ele é um fantasma, mas não um espectro aterrador, continua com a mesma aparência e figurino, o filme todo. Ele se encontra preso, como sendo este fantasma e depois descobre que sua morte não foi acidental. Com muito pesar, Sam vai em busca da verdade e é revelado que seu melhor amigo em vida, Carl ( TONY GOLDWYN que faz o vilão – neto de SAMUEL GOLDWYN , lendário chefe de estúdio e produtor independente – sócio de Louis B. Mayer na METRO) é o responsável pela morte do amigo por causa de uma lavagem ilegal de dinheiro (mas sem muitos detalhes). Assim, o herói precisa proteger e avisar sua amada Molly, mas como é um fantasma e não pode ser visto por ela ou se comunicar, ele resolve usar a paranormal negra, que já foi trapaceira, Oda Mae Brown (WHOOPI GOLDBERG – vencedora de um Oscar por este papel), que trabalha como “vidente”, e que nem sabia dos seus verdadeiros poderes. Assim, com esta sujeita cômica e sensacional, Sam faz de tudo para salvar Molly.
Gosto muito da participação do ator VINCENT SCHIAVELLI (1948-2005 de UM ESTRANHO NO NINHO e AMADEUS) um sujeito feioso que faz o Fantasma do Metro e que ajuda Sam a tocar nos objetos e pessoas.

É simplesmente delicioso rever e rever Ghost, o primeiro filme solo do diretor JERRY ZUCKER, dos sucessos em co-direção com o irmão David Zucker e o amigo e sócio Jim Abrahams, que começaram esta parceria em filmes de sucessos como APERTEM OS CINTOS, O PILOTO SUMIU (Airplane, 1980) e a série de TV Police Squad! (Com Leslie Nielsen, que se tornaria a trilogia CORRA QUE A POLÍCIA VEM AÍ). Ou seja, todas fitas de comédia, que faziam paródias pastelões. É aqui que Jerry muda completamente o gosto e gênero com este belo drama romântico/espírita, que bateu recordes de bilheteria em 1990, sobretudo no Brasil. Zucker fez o melhor filme de sua carreira com este script, até então desprezado, escrito pelo vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, BRUCE JOEL RUBIN. Depois, a carreira deste diretor se tornou medíocre (mesmo voltando a trabalhar com Whoopi). Ghost é um filme que encanta pelas cenas de amor ao som da famosa canção de Alex North e Hy Zaret: UNCHAINED MELODY, que se tornou célebre nas jukebox americanas e popular na versão dos Irmãos RIGHTEOUS , que a cantam lindamente. Se a nona sinfonia de Beethoven e Cantando na Chuva de Gene Kelly são exemplos de um lindo casamento em outras obras (vide Laranja Mecânica), Unchained Melody se tornou o filme GHOST. A letra é bem idêntica a premissa: “Oh, meu amor, minha querida. Eu anseio pelo seu toque. Há um longo e solitário tempo. O tempo passa tão devagar. E o tempo pode fazer tanto. Você ainda é minha? Eu preciso do teu amor...” Sobre este apaixonado casal, tragicamente separados pelo destino e que mesmo após a morte, permanece.

A cena de Demi e Patrick, a mais antológica, é sem dúvida quando eles começam a fazer amor pela madrugada, quando ela está tentando fazer um vaso. Como na cena de Titanic na proa, eis um momento de registro cinematográfico apaixonante, que virou também um fetiche em se lambuzar de barro e levantar a sua mulher, que se agarra em seu homem e o beija até nunca mais! Só este momento é puro cinema. Ninguém esquece.
Por mais bobo que possa parecer, o filme agrada em suas sessões da tarde e dublado ou em exibições inter -cine aos sábados agarradinho(a) a alguém muito especial comendo bombons.

É de se emocionar muito com a despedida de Patrick como Sam, quando o mesmo, cumpre a sua última missão na Terra. É de chorar de tanto rir com a presença nada impertinente da incrível Whoopi (Patrick quem insistiu a escalação dela, caso contrário não faria o filme), não só na hora em que ela faz de tudo para não entregar um cheque de 4 milhões de dólares a duas freiras, mas em todas as cenas repetindo a Demi o que Patrick, ansioso e irritado diz. “O que quer dizer idem? IDEM!” Aliás, nada como usar uma palavra que significa mais do que dizer eu te amo, já que, se você realmente ama alguém, pra quê dizer?
De um jeito ou de outro, certamente Ghost é uma história de amor carnal e espiritual. Um filme eterno. Eu gosto.


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EUA -1990

ROMANCE
126 min.
COR
WIDESCREEN
PARAMOUNT
14 ANOS
✩✩✩✩ ÓTIMO
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