




É simplesmente delicioso rever e rever Ghost, o primeiro filme solo do diretor JERRY ZUCKER, dos sucessos em co-direção com o irmão David Zucker e o amigo e sócio Jim Abrahams, que começaram esta parceria em filmes de sucessos como APERTEM OS CINTOS, O PILOTO SUMIU (Airplane, 1980) e a série de TV Police Squad! (Com Leslie Nielsen, que se tornaria a trilogia CORRA QUE A POLÍCIA VEM AÍ). Ou seja, todas fitas de comédia, que faziam paródias pastelões. É aqui que Jerry muda completamente o gosto e gênero com este belo drama romântico/espírita, que bateu recordes de bilheteria em 1990, sobretudo no Brasil. Zucker fez o melhor filme de sua carreira com este script, até então desprezado, escrito pelo vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, BRUCE JOEL RUBIN. Depois, a carreira deste diretor se tornou medíocre (mesmo voltando a trabalhar com Whoopi). Ghost é um filme que encanta pelas cenas de amor ao som da famosa canção de Alex North e Hy Zaret: UNCHAINED MELODY, que se tornou célebre nas jukebox americanas e popular na versão dos Irmãos RIGHTEOUS , que a cantam lindamente. Se a nona sinfonia de Beethoven e Cantando na Chuva de Gene Kelly são exemplos de um lindo casamento em outras obras (vide Laranja Mecânica), Unchained Melody se tornou o filme GHOST. A letra é bem idêntica a premissa: “Oh, meu amor, minha querida. Eu anseio pelo seu toque. Há um longo e solitário tempo. O tempo passa tão devagar. E o tempo pode fazer tanto. Você ainda é minha? Eu preciso do teu amor...” Sobre este apaixonado casal, tragicamente separados pelo destino e que mesmo após a morte, permanece.
A cena de Demi e Patrick, a mais antológica, é sem dúvida quando eles começam a fazer amor pela madrugada, quando ela está tentando fazer um vaso. Como na cena de Titanic na proa, eis um momento de registro cinematográfico apaixonante, que virou também um fetiche em se lambuzar de barro e levantar a sua mulher, que se agarra em seu homem e o beija até nunca mais! Só este momento é puro cinema. Ninguém esquece.

É de se emocionar muito com a despedida de Patrick como Sam, quando o mesmo, cumpre a sua última missão na Terra. É de chorar de tanto rir com a presença nada impertinente da incrível Whoopi (Patrick quem insistiu a escalação dela, caso contrário não faria o filme), não só na hora em que ela faz de tudo para não entregar um cheque de 4 milhões de dólares a duas freiras, mas em todas as cenas repetindo a Demi o que Patrick, ansioso e irritado diz. “O que quer dizer idem? IDEM!” Aliás, nada como usar uma palavra que significa mais do que dizer eu te amo, já que, se você realmente ama alguém, pra quê dizer?

_____
EUA -1990
ROMANCE
126 min.
COR
WIDESCREEN
PARAMOUNT
14 ANOS
✩✩✩✩ ÓTIMO
_____

PARAMOUNT PICTURES APRESENTA
UMA PRODUÇÃO HOWARD W. KOCH
UM FILME DE JERRY ZUCKER
PATRICK SWAYZE. DEMI MOORE. WHOOPI GOLDBERG
G H O S T
TONY GOLDWYN. RICK AVILES. VINCENT SCHIAVELLI
Música MAURICE JARRE Figurinos RUTH MORLEY
Montagem WALTER MURCH Cenografia JANE MUSKY
Fotografia ADAM GREENBERG
Produção Associada BRUCE JOEL RUBIN
Produção Executiva STEVEN-CHARLES JAFFE
Escrito por BRUCE JOEL RUBIN
Produzido por LISA WEINSTEIN
Dirigido por JERRY ZUCKER
UMA PRODUÇÃO HOWARD W. KOCH
UM FILME DE JERRY ZUCKER
PATRICK SWAYZE. DEMI MOORE. WHOOPI GOLDBERG
G H O S T
TONY GOLDWYN. RICK AVILES. VINCENT SCHIAVELLI
Música MAURICE JARRE Figurinos RUTH MORLEY
Montagem WALTER MURCH Cenografia JANE MUSKY
Fotografia ADAM GREENBERG
Produção Associada BRUCE JOEL RUBIN
Produção Executiva STEVEN-CHARLES JAFFE
Escrito por BRUCE JOEL RUBIN
Produzido por LISA WEINSTEIN
Dirigido por JERRY ZUCKER
No comments:
Post a Comment