
“Bueller...Bueller?” Ele faltou! Quem são se lembra da chamada feita pelo professor BEM STEIN (em seu primeiro papel no cinema) e da esperta e graciosa resposta da teenager KRISTY SWANSON sobre o motivo da falta do esperto Ferris Bueller (MATTHEW BRODERICK)? Nesta clássica e deliciosa aventura sobre um rapaz que decide aproveitar uma vida inteira em apenas um dia quando mata aula. Aliás, qual adolescente nunca matou aula na vida ou mesmo pensou em dar uma escapulida do colégio de vez em quando? Igual ao provérbio teen que diz: “Quem não cola não sai da escola”. CURTINDO A VIDA ADOIDADO (Ferris Bueller´s Day Off) é a fita que melhor registra o assunto. Escrita e dirigida pelo “Steven Spielberg” das comédias para e sobre jovens, o único diretor do gênero que foi respeitado pela crítica com sucesso popular nos EUA e nas nossas sessões da tarde: JOHN HUGHES [1950-2009] (de CLUBE DOS CINCO, ESQUECERAM DE MIM, GATINHA E GATÕES etc.)
Hughes era capaz de escrever um roteiro em uma semana, e não é lenda, foi exatamente o que ele fez com o scrip genial de Curtindo A Vida... Já era um gênio quando começou escrevendo para a revista NATIONAL LAMPOON´S MAGAZINE nos anos 1970. Foi ele quem descobriu as estrelas adolescentes: MOLLY RINGWALD e MACAULAY CULKIN que antes de estrelar os dois primeiros filmes da série Esqueceram de Mim (dirigido por Chris Columbus/ escrito e produzido por Hughes [é mais obra dele que de Columbus]), foi revelado no ótimo UNCLE BUCK (Quem Vê Cara Não Vê coração -1989) também estrelada pelo saudoso comediante gordão que era uma graça de simpatia JOHN CANDY (ator de outros sucessos do diretor [além de fazer uma ponta em Esqueceram de Mim 1] atuou na comédia com STEVE MARTIN “Antes Só Do Que Mal Acompanhado”). Ou seja, Hughes realiza na década de 1980 até começo dos 90 uma série de filmes que podem ser considerados, sem exageros, obras-primas das comédias juvenis. Além destes citados realizou o meu favorito MULHER NOTA MIL (Weird Science -1985) outro clássico de sua obra no mesmo ano de lançamento do Clube Dos Cincos e que além da estonteante KELLY LeBROCK em cena, sonho de todo adolescente, revelou também de uma vez por todas outro pupilo seu: ANTHONY MICHAEL HALL ( De Gatinha e Gatões e Clube Dos Cinco). Continuou com fitas como: ELA VAI TER UM BEBÊ (com KEVIN BACON e ELIZABETH McGOVERN) e dirigiu o seu último filme em 1991 com outra sessão da tarde conhecida; A MALANDRINHA (com a garotinha ALISAN PORTER e JAMES BELUSHI). Mas nada comparável ao seu filme mais popular como este, as aventuras de Ferris Bueller.
Realizado a 24 anos atrás (data de meu nascimento – 1986) eis um filme tão poderoso e gostoso de se assistir quanto comer um leite condensado Moça naquelas tardes após o colégio. É a história de nosso salvador e herói pessoal, Ferris (Broderick outra revelação do diretor), um garoto super ultra mega inteligente que conhece todos os truques para enganar os pais (ele nos diz como olhando para a câmera o tempo todo e as titulagens vão aparecendo numa espécie de lista de afazeres – eu anotei!) Assim, ele decide tirar o dia de folga (o “Day off” americano) da escola, e, em um só dia consegue almoçar em restaurantes finos (se fazendo passar pelo rei da salsicha de Chicado), ver o jogo de beisebol no Wrigley Field e cantar “Twist and Shout” dos Beatles, em um desfile alegórico na cidade (em uma das cenas mais memoráveis e marcantes do filme – a melhor cena).
Além de fazer inúmeras outras coisas como levar o amigo problemático e depressivo com ele, Cameron (o ótimo ALAN RUCK – na época com 30 anos de idade) e pegar emprestado a FERRARI do pai do amigo, e com ela, pegar a namorada na escola (depois de mais uma mentirinha) Sloane (MIA SARA) sair pela cidade para diversões e fazer raiva na irmã mais velha e mal-humorada, que sabe das tramóias do irmão, a engraçada JENNIFER GREY (de DIRTY DANCING). Ela esta farta da popularidade do irmão e faz de tudo para chamar a atenção. Quando ela acaba sendo presa na Delegacia por ter sido acusada de trote policial, conhece um adolescente pego por drogas, que é o próprio CHARLIE SHEEN em início de carreira.

O vilão, não passa do “Principal” da escola, que parece àqueles vilões de desenho animado que se dá mal todo o tempo e mesmo assim corre atrás do Jerry ou Pica Pau a fim de pegá-lo. É o excelente JEFFREY JONES como Ed Rooney. Ele é o responsável pelas cenas mais engraçadas da fita quando vai até o subúrbio onde mora Ferris e da de cara com um cachorro, além de levar uns golpes na cara depois que invade a casa e assusta Jennifer Grey. Na verdade ele é um vilão incompleto, tanto que Hughes disse uma vez em entrevista à época que fez da cadeira do diretor, um acento insignificante e menor das habituais. Outra doçura da fita é a secretária Grace (EDDIE McCLURG) engraçadíssima escondendo diversos lápis em seu cabelo- laquê.
Bueller é um filme que como nos anteriores do diretor, por exemplo, A GAROTA DE ROSA SHOCKING (na qual foi apenas produtor e roteirista), os personagens adultos não conseguem entender o mundo dos adolescentes (neste caso de um impiedoso diretor que decide flagrar o herói). Hughes viveu toda a sua vida realizando este tipo de filme e com histórias geniais, que além de reflexivas, conseguem nos divertir já que todo adolescente se identifica com a linguagem e as declarações de Ferris.
Graças à inteligência de Hughes (principalmente nos diálogos) e a magistral interpretação de Broderick, Curtindo A Vida Adoidado é uma espécie de filme incansável, a qualquer oportunidade que tivermos de ficar uma tarde em casa, temos que parar para assisti-lo (dublado) cantando Twist And Shout e “OH YEA”. Saudades.
_____








EUA- 1986
COMÉDIA
102 min.
COR
LIVRE
PARAMOUNT
✩✩✩✩✩ EXCELENTE
_____

PARAMOUNT PICTURES APRESENTA UM FILME DE JOHN HUGHES
MATTHEW BRODERICK EM:
“FERRIS BUELLER´S DAY OFF”
ALAN RUCK. MIA SARA. JENNIFER GREY. JEFFREY JONES
CO-ESTRELANDO: CINDY PICKETT. LYMAN WARD. EDDIE McCLURG.
Ben Stein. Charlie Sheen. Kristy Swanson
Música Original por IRA NEWBORN Montagem PAUL HIRSCH Fotografia TAK FUGIMOTO
Figurinos MARILYN VANCE Cenografia JOHN W. CORSO
Produção Executiva MICHAEL CHINICH PRODUZIDO POR JOHN HUGHES. TOM JACOBSON
Escrito e Dirigido por JOHN HUGHES UM FILME PARAMOUNT ©1986
MATTHEW BRODERICK EM:
“FERRIS BUELLER´S DAY OFF”
ALAN RUCK. MIA SARA. JENNIFER GREY. JEFFREY JONES
CO-ESTRELANDO: CINDY PICKETT. LYMAN WARD. EDDIE McCLURG.
Ben Stein. Charlie Sheen. Kristy Swanson
Música Original por IRA NEWBORN Montagem PAUL HIRSCH Fotografia TAK FUGIMOTO
Figurinos MARILYN VANCE Cenografia JOHN W. CORSO
Produção Executiva MICHAEL CHINICH PRODUZIDO POR JOHN HUGHES. TOM JACOBSON
Escrito e Dirigido por JOHN HUGHES UM FILME PARAMOUNT ©1986

No comments:
Post a Comment