Thursday, October 22, 2009

MAGNIFIQUE by Lancome

" A primeira impressão é a que fica."
O ditado popular nem sempre é expressão da verdade. As vezes perdura, mas uma imagem, e conceito, não permanecem eternamente.
Ao tratarmos de interações sociais, a complexidade de informações é evidente, e o decodificar das premissas depende de fatores individuais, que variam de uma pessoa para outra.
Escala de valores, por exemplo, constitui um ponto importante da diferenciação.
Quando encontramos desconhecidos, mesmo que brevemente, duas regiões do cérebro apresentam grande atividade:
-Amgídala, pequenina e redonda estrutura na superficie anterior (frente) do cerebelo, que está ligada à avaliação de objetos, de situações sociais, baseada em dados conhecidos e de confiança.
- Cortex posterior (atrás), que atua nas atitudes relacionadas com prêmios, recompensa e valores como moeda.
O cérebro trabalha frenéticamente procurando identificar informações que possam definir uma impressão. O contato é 75% visual.
E, voilá !

Em pouquíssimo tempo está formada a imagem sobre o indivíduo à nossa frente. Que pode corresponder à uma realidade ou não.
E, com os perfumes? Esta primeira sensação olfativa funciona? Perdura?
Nem sempre... nem sempre.
Nosso olfato, ainda não totalmente compreendido, pode trazer falsas primeiras impressões, baseadas em fatores aleatórios.
Acontece comigo, frequentemente.
Estou aprendendo a nao descartar, ou amar um perfume, baseada na primeira impressão.
Ocorreu com Magnifique de Lancome.
Experimentei na época do lançamento, na enganadora fitinha de papel, e ignorei.
Esqueci!
Porém, existem as ofertas...
Haverá tentação consumista maior do que a escondida atrás desta palavra?
Oferta!
O frasco vermelho, lindo, acenou para mim, e entrei na loja, pois a "carne é fraca".
Que boa surpresa!
A sensação olfativa, do perfume na pele foi muito sedutora. Diferente da vaga e nebulosa lembrança que havia se formado na primeira impressão.

Inicia agradável e fresco, embebido de acento amadeirado dotado de elegante discrição.
Aroma a lembrar pimentas verdes, terrosas, refrescantes está representado nos acordes envolvendo açafrão e nargamotha, entre nós conhecida como tiririca-d0-brejo.
Este odor magnífico nasce no casamento de terroso picante com doce suavidade de esplêndidas rosas e fragrante jasmim.
Um bouquet de amadeirado profundo, adornado por suave brisa com breves toques de canela!
Sândalo e almíscar emanam da base embelezando o caráter especiado da nagarmotha.
Doçura presente de forma contida garante que o perfume agrade indefinidamente, pois não corremos o risco da saturação no olfato.
Seguindo edp houve lançamento de Eau Magnifique.
Percorre a mesma evolução aromática, porém enquanto edp é marcadamente oriental, Eau prima pela leveza configurada no acorde hespéride, pela adição de cítricos .
A fixação, como esperada, é menor em relação ao edp.
Feliz momento no qual fui atraída pela mágica oferta que infelizmente contemplava sòmente a Eau Magnifique, e não caracterizou sedução irresistível.

Fotos: Planeta vermelho de Imotion; Publicidade Magnifique de Lancome; Grascos Magnifique de Fragrantica.

Família Olfativa: Floral amadeirado,2008
Gênero: Feminino ( compartilhável)
Perfumista: Olivier Cresp, Jacques Cavallier
Pirâmide Olfativa:NAGARMOTHA ou Cyperus

Carolus Linnaeus classificou o gênero Cyperus da família Cyperaceae em 1753.
A planta de zonas temperadas e tropicais encontrada em vários continentes pode ter de 5cm à 5 metros de altura.
Algumas espécies são comestíveis, como a chufa - Cyperus esculentus - outras usadas para fabricação de papiro - Cyperus papyrus que teve sua origem na África.
Na Índia é comum encontrar Cyperus rotundus.
ÓLEO
Em inglês é conhecido como óleo de nutgrass, em indiano é motha ou nagarmotha e sânscrito - mustak.
Várias são as denominações pelas quais este óleo é conhecido: - Musta, mustaka, Ko-bushi, tirirca, purple nutsedge, coco- grass, cypriol.
No Brasil chamamos de tiririca-do-brejo, hamassuguê, capim-dandá, cebolinha, erva-coco, junça aromática, tiririca comum.
Os rizomas de Cyperus rotundus fornecem o óleo aromático rico em alcalóides, vitaminas e minerais - cálcio, fósforo, sódio e carbonatos.
Usado na cosmética para a fabricação de sabonetes, na perfumaria como nota de base e para fabricação de incensos, o óleo é advindo de cultivos e fabricação da Índia e Tunísia.
Espécie selvagem, disseminada em mais de 90 países, transformou-se em praga da agricultura.
A destilação de raízes conduz ao produto cujo aroma é seco, herbal, terroso com nuances de canela, cedro e frankincense.
Utilizado em várias práticas de medicina alternativa é considerado bronco-dilatador, digestivo, carminativo, antiinflamatório e tônico neural. Promotor de contrações uterinas deve ser evitado na gravidez.
Uso indicado nas febres, artrites, anorexia, neurastenias, doenças de pele, menstruação dolorosa, naúseas e diarréias, inflamações urinárias e verminoses.
Os principais componentes são: a-cyperone, b-selimene, cyperene, cyperotundone, patchoulenone, sugeonol, kobusone, isokobusone.

Fotos : Cyperus rotundus de Linda Lee

"Todas as coisas são difíceis: o homem não as pode explicar com palavras. O olho não se farta de ver, nem o ouvido se enche de escutar."
BÍBLIA, Eclesiastes 1-8

VÍDEO - Lancome Magnifique - Making of

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