Sunday, October 25, 2009

AMOR AMÉRICA - PARAMELA by Natura

Espaços vastos, montanhosos ou descampados onde ainda é possível aspirar o ar fresco de Natureza limpa, em comunhão harmoniosa com a espécie humana...
Esta é uma paisagem possível nas regiões andinas da América do Sul.
Destes campos extensos e gélidos da Argentina - Patagônia - vem a paramela, planta arbustiva e aromática que inspirou uma bela fragrância da perfumaria brasileira.
Mario Lopez Llosa, escritor peruano que iniciou sua obra sob a influência existencialista de Paul Sartre,escreveu sobre a hierarquia de castas sociais e raciais num contexto ainda presente na América do Sul.
No seu afamado e premiado Lituma nos Andes, escreve:
"- Nos Andes, o ser humano tem vocação de condor... parece escalar os degraus do ar, voar sobre as nuvens, para contemplar a terra lá embaixo, a seus pés

."
É a sensação que me transmite o aroma de Paramela - vôo para a amplidão fresca e limpa , no encontro de céu e terra.
Proeminentes cítricos no topo indicam a presença de limão e bergamota.
Ácidos, picantes e doces evidenciando o fundo amadeirado, fiel em toda evolução.
Soma-se ao apimentado acorde a sensação de bouquet floral, ligeiramente frutado, onde podemos perceber o toque de seiva verde com pungência característica das planta recentemente colhidas.
Sumarenta e fresca encontra seu equilíbrio nas madeiras claras e leves da base, que estão representadas no odor de sândalo e cedro.
Persistente, o amadeirado de fundo encontra eco no acento aromático resinoso, floral, frutal e melífero da Paramela, nesta fragrância que não é afeita à picos ou grandes saltos evolutivos, mas à constância que sublinha limpidez e frescor natural.
Paramela causa uma sensação de bem estar, de fluidez e transparência.
Apesar de não demonstrar familiaridade com acordes frutados aquosos e ozônicos, que tipificaram a família dos perfumes ditos aquáticos, esta leveza na composição provoca a refrescância nem sempre alcançada em florais frutais.
Recorda-me o conforto provocado por Light Blue, mesmo que as notas frutais sejam diversas. No aspecto cítrico amadeirado sugere um pararalelo mais brando e floral dos acordes de Angel Schelesser femme ou do fragrante Bvlgari by Bvlgari.
Aromático leve seria definição mais adequado para este perfume , considerando que é , sua principal característica o odor de cítricos e seivas verdes num contexto aéreo, quase etéreo.
Percebe-se tênue e submerso uma doçura melífera que pode advir igualmente do óleo de paramela.
Interessante, confortável, delicadamente feminino, embora possa emprestar sua faceta hespéride às peles masculinas atenua todos os acordes e suavemente encaminha-se para base amadeirada, mais seca e sólida.
Atraiu-me muito Paramela, apenas lamento que a fixação na minha pele não tenha alcançado o mesmo nível de Palo Santo, que domina com maior intensidade e se prolonga por mais tempo no ambiente.
Encerrado num lindo e criativo frasco, de aspecto artesanal, inspirado nas porongas ou cuias do Sul do Brasil. Lembra uma botica vintage que parece ter atravessado o tempo, direto de antigos ou misteriosos mosteiros, carregando alguma fórmula preciosa.
Um tratamento especial de verniz nas embalagens plásticas conferem uma textura diferenciada que aproxima da cerâmica.
O designer foi criação de Filomena Padron.
Por ocasião do lançamento da linha Amor América que inclui Palo Santo e Paramela houve o lançamento dos ensaios literários Amor América en La Patagônia onde o fotógrafo e editor brasileiro Roberto Linsker desenvolve um trabalho de cunho artístico com cenários que incluem regiões da Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Equador.
Um dos livros destaca a Patagônia - Paramela - , e outro os Andes - Palo Santo.
Recomendável.

COMENTÁRIO VIP
GOSTOAmor América ! A expressão das essências deste continente belíssimo que habitam em dois frascos encantadores e nos trazem de presente o aroma da Natureza dos Andes e da Patagônia.
Paramela, um espetáculo tal qual é a visão das geleiras azuladas da Patagônia.
É possível sentir o frescor do gelo contrastando com a doçura do mel. Um aroma terno embora fresco, confortável e levemente doce. Adoro este perfume mágico! Simplesmente delicioso.
NAGMA -

Fotos : Fotomontagem com frascos de Paramela de Natura e flor de paramela-fotografia do staf de Eco-hotel- Hotel ecológico- Puerto pirâmide; Mapa da região da Patagônia- América do Sul

Família olfativa: Floral frutal, 2008
Gênero: Feminino - unissex
Perfumista:
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Limão, bergamota, alfavaca
  • Coração - Paramela, notas florais, mel
  • Base - Madeiras claras
PARAMELA
Classificada na botânica como Adesmia boronioides, planta natural das estepes da patagônia, varia de pequeníssimos espécimes , com flores de 1 cm, para grandes arbustos de 2 metros de altura, que florescem na primavera.
Índiso Tehuelches usavam xaropes de folhas e talos de paramela, também conhecida como silvestre ou yagneu para curar resfriados.
Priegue e Casamiquela fazem referências ao preparado onde as partes da planta eram adicionadas à calda de açúcar quente, para o preparo de xarope.
Nas citações de Correa, atualmente é usado como digestivo e incenso para desobstruir as vias respiratórias.
Alguns consideram que o chá possa ser afrodisíaco.
A empresa Natura usa, na perfumaria , óleo essencial obtido das folhas, em atividade conservacionista, dentro da política exercida de proteção ao meio ambiente.
As notas do óleo essencial, viscoso amarelo e de odor agradável, são frescas, verdes com leve floral, frutado e melífero, segundo a literatura publicitária.
Monografia publicada no Journal of Essential Oil Research, relata em pesquisa com hidrodestilado das folhas secas, através de cromatografia de gás, a presença de bisnoresquipertenes( 93,3%), estruturas nomeadas de esquel-6-en-9-one e esquel-7-en-9-one( esquelenonas), outros elementos já descritos em literatura científica , e alguns compostos oriundos da oxidação térmica.
O trabalho de Gonzalez e col, publicado em 2004, aponta características aromáticas doces, amadeiradas e picantes lembrando odor de alcaçuz, com utilidade potencial na indústria farmacêutica.
Também evidencia nos componentes principais as seguintes prpporções de bisnorsesquipertenes: esquel-6-en-9-one(19,1%), esquel-7-en-9-one ( 12,5%) .
Assim como, alfa-copaen-11-ol( 8,5%), omega -eadinene (5,1%), 10 -epi-y-eudesmol(4,6%), 4t1 - hydroxydihydroagarofuran (3,5%),1-epi-cubemol (3,5%) e alfa-pinene (3,o%).
Em COSLING- Cosmetic Ingredientes & Substances (Europa) encontramos referências sobre óleo essencial obtido das flores para uso como flavorizante e na indústria de cosméticos e perfumaria.
A investigação científica aponta para a estabilidade prolongada dos compostos aromáticos , quando submetidos à variações físico químicas e ambientais, o que é muito atraente no emprego como componente de fragrâncias e flavorizante.
Avaliação similar com amostras de outras localidades foi realizada por staf químico vinculado à Natura alcançando resultados semelhantes.

Fotos: Flores de paramela de argentinatours.us


MusicPlaylist
MySpace Playlist at MixPod.com

No comments:

Post a Comment